27 de mar. de 2012

Estação Espacial Internacional


A Estação Espacial Internacional:  é um projeto liderado pelos EUA, junto aos países da Europa, Japão e Rússia, com o intuito de construir uma espécie de laboratório no espaço.
O objetivo da estação, a princípio era dar suporte a experimentos em ambiente de microgravidade e observar e monitorar a terra, mas atualmente, seu objetivo está relacionado a dar suporte a viagens espaciais cada vez mais longas.


A construção da estação Espacial começou em 1988 e deve terminar em 2010, quando terá então cerca de 454 toneladas.

 Ela representa uma nova era na conquista do espaço e uma tentativa de democratizar a tecnologia aeroespacial: são cerca de dezesseis nações trabalhando em conjunto para a realização do projeto (Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália, Brasil, Japão, Canadá, Noruega, Dinamarca, Reino Unido, Espanha, Rússia, Suécia, EUA, França e Suíça).

Outro aspecto interessante do projeto da estação espacial é que ele reúne os antigos rivais da corrida espacial, EUA e Rússia, em um trabalho de cooperação onde o conhecimento dos russos adquiridos na Estação Mir (estação espacial russa criada em 1986 e destruída em 2001) foi fundamental.
A Estação que está sendo montada aos poucos, já recebeu a visita de mais de dezenove espaçonaves que levam partes a ser acopladas, e estima-se que até 2010, quando ficará pronta, terá recebido mais de 40 missões.

Em 1988, quando foi lançado o primeiro módulo da estação, ela recebeu o nome de Freedom (liberdade) do então presidente americano Ronald Reagan. Mas, após sofrer incríveis cortes no orçamento do Congresso americano e, por isso, começado a receber mais apoio de outros países, recebeu o nome de Estação Alpha. O nome atual de Estação Espacial Internacional, ou International Space Station (ISS), só viria alguns anos depois.

Por: Rick Júnior

0 comentários

Postar um comentário