Os Leucócitos ou glóbulos brancos são responsáveis pelo sistema de defesa do corpo animal, elas são responsáveis por criar nosso sistema imunológico, analisando as doenças “combatidas” fazendo com que sejam produzidos anticorpos específicos para aquela doença. As células-tronco vêm sendo estudadas pelo seu poder de se “transformar” em qualquer outro tipo de célula, desde glóbulos vermelhos até células musculares e de tecidos. As plantas possuem células com um revestimento mais rígido, por isso não é aconselhável dar cabeçadas numa árvore! E apresentam cloroplastos “bolsas” onde é armazenada a clorofila. Esses pequenos detalhes podem ser fundamentais para uma prova.
Todas as células possuem a mesma estrutura fundamental, que lhes permite resolver os mesmos problemas de sobrevivência (procurar energia, reproduzir-se, etc), mas cada célula tem de enfrentar problemas específicos, que variam conforme o ambiente em que vive. Por esta razão, existem vários tipos de células, cada um dos quais apresenta variantes em relação ao modelo de base, como acontece com os automóveis, os quais possuem todos motor, volante, rodas e travões, mas cada modelo tem dimensões, prestações e preços diferentes.
As células que constituem os organismos pluricelulares especializaram-se e repartiram entre si as tarefas, por formaa assegurar um melhor funcionamento do indivíduo de que fazem parte. Assim, encontramos no mesmo organismo células muito diferentes entre si, que desempenham funções tão variadas como ver, cheirar, transmitir sinais, realizar movimentos, transportar oxigénio ou produzir substâncias destinadas a outras células. Ao contrário dos organismos unicelulares, nenhuma destas células tem capacidade para viver separada das outras, e todas são fundamentais para a sobrevivência do indivíduo ao qual pertencem.
A célula vegetal possui: Cloroplasto, Leuplasto e não tem na célula animal.
Célula Animal X Celula Vegetal
Bibliografia indicada:
- Biologia Molecular da Célula
Autor: Alberts, Bruce
Editora: Artmed
Temas: Biologia, Citologia
Autor: Alberts, Bruce
Editora: Artmed
Temas: Biologia, Citologia
Atualizado dia: 17/09/2011 Por: DR° Sérgio Eduardo
0 comentários
Postar um comentário