27 de nov. de 2011

Expressionismo Brasileiro

 O expressionismo foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e início do século XX como uma reação à objetividade do impressionismo, apresentando características que ressaltavam a subjetividade.

Suas origens são os desdobramentos do pós-impressionismo, principalmente através de Vincent Van Gogh, Edvard Munch e Paul Klee. De fato, a noção do expressionismo foi empregada pela primeira vez em 1911, na revista Der Sturm ('A Tempestade'), marcando uma oposição clara ao impressionismo francês.

A visão expressionista encontra suas fontes na defesa à expressão do irracional, dos impulsos e das paixões individuais. No expressionismo não há uma preocupação em relação à objetividade da expressão, mas sim com a exteriorização da reflexão individual e subjetiva dos artistas. Em outras palavras, não se pretende, simplesmente, absorver o mundo e reproduzi-lo, mas sim, recriá-lo. Entre suas características, podemos citar: o distanciamento da figuratividade, o uso de traços e cores fortes, a imitação das artes primitivas, etc.

Tal movimento desenvolveu-se grandemente na Alemanha, especificamente no período após a Primeira Guerra Mundial, sendo um importante instrumento para a realização de denúncias sociais, especialmente em um momento que, politicamente, os valores humanos eram o que menos importava. Na América Latina, o movimento manifestou-se como uma via de protesto político.

O expressionismo também foi marcante na literatura, cinema e teatro. No Brasil, o movimento encontrou sua máxima representação através da pintura, especialmente por meio de artistas como Anita Malfatti, Lasar Segall e Osvaldo Goeldi.

 Veja Também:

Expressionismo no Brasil

No Brasil o movimento foi muito importante.Observa-se,um desejo expresso e intenso de pesquisar nossa realidade social,espiritual e cultural.
Os principais artistas que apresentam características expressionistas em suas criações são:

Cândido Portinari-
importante pintor brasileiro,que expressava em suas obras o papel que os artistas da época propunham:denunciar as desigualdades da sociedade brasileira e as conseqüências desse desequilibrio.Seu trabalho ficou conhecido internacionalmente através dos corpos humanos sugerindo volume e pés enormes que fazem com que as figuras pareçam relacionar-se intimamente com a terra,esta sempre pintada em tons muito vermelhos.Sua pintura retratou os retirantes nordestinos,os cangaceiros e abordou temas do conteúdo histórico do nosso país como,Tiradentes(no Memorial da América Latina,em São Paulo)e o painel A Guerra e a Paz(pintado em 1957 para sede da ONU).

Anita Malfatti-
sua arte era livre das limitações que o academicismo impunha,seus trabalhos se tornaram marcos na pintura moderna brasileira,por seu comprometimento com as novas tendências.Suas obras:A Estudante Russa,O Homem Amarelo,Mulher de
Cabelos Verdes eCaboclinha.

LazarSegall-suas cores fortes procuram expressar as paixões e sofrimentos dos seres humanos.
Seus personagens são mulatas,prostitutas e marinheiros;suas paisagens,favelas e bananeiras.Anos mais tarde dedica-se à escultura em madeira,pedra e gesso.Suas obras:Familia Enferma,Dois Seres,Mãe Preta,Bananal,Navio de Emigrantes,Guerra e Campo de Concentração.

Osvaldo Goeldi-
autor de diversas gravuras.Dedicou-se a xilogravura(gravura em madeira).

Nelson Rodrigues-
dramaturgo que apresentava características expressionistas em seus textos,em suas peças teatrais.
 
Dr° Rick Júnior

0 comentários

Postar um comentário