Maneira errada de sentar-se (Imagem: Daniel Oliveira)
A questão é que o vestibulando permanece em torno de duas a quatro horas realizando a prova e na mesma posição. Durante os primeiros minutos, é fácil ficar sentado corretamente, mas, à medida que o tempo vai passando, o corpo vai escorregando na cadeira, as costas vão se curvando, e o aluno se debruça na mesa, cruzando as pernas ou sentando sobre elas. Essas posturas erradas não ocorrem apenas durante as provas. São resultados de longas horas de estudo em casa e na escola e podem vir acompanhadas de dores na coluna.Vejamos algumas dicas para sentar melhor na hora da prova:
- Maneira correta de sentar-se (Imagem: Daniel Oliveira)Apoiar os dois pés no chão (se preciso, usar um apoio embaixo dos pés).
- Dobrar os joelhos em ângulo de 90 graus.
- Sentar sobre os ísquios (ossos do quadril), ou seja, sobre o bumbum.
- Manter a coluna reta e encostada na parte de trás da cadeira (caso as coxas não sejam do mesmo comprimento do assento, colocar uma almofada para apoiar a região lombar).
- Relaxar os ombros.
- Apoiar os antebraços na mesa.
- Alinhar o pescoço com a coluna.
Existe outro fator que deve ser lembrado na hora da prova: a respiração. Sempre que possível, realize uma respiração profunda, puxando o ar pelo nariz e soltando-o pela boca. Normalmente não utilizamos toda a capacidade do nosso pulmão. A postura curvada também limita a quantidade de ar que entra no corpo. Lembre-se de que, quanto mais respirar, mais oxigênio entrará no seu corpo, oxigenando melhor o cérebro e resultando em um melhor desempenho na prova. A respiração profunda também tem o efeito de acalmar e relaxar.
Não é fácil evitar hábitos que foram desenvolvidos durante um longo período e conseguir uma postura correta, mas é preciso conscientizar-se de que esses hábitos precisam ser melhorados para que você aproveite os benefícios de uma boa postura.
Dr° Sérgio Eduardo
0 comentários
Postar um comentário