O trabalho no cartão começou em outono de 1503, mas no afresco em si, pouco progresso foi feito. Quando ele começou a pintar, em 1505, experimentou uma nova técnica, mas os resultados foram desastrosos. O trabalho que tinha sido terminado resistiu um certo tempo, mas acabou repintado quando o Palazzo passou por uma grande restauração em 1565. O cartão se perdeu, mas os esboços preliminares a bico de pena ainda existem.
Leonardo descreveu extensamente os detalhes que desejava incluir e as emoções que queria transmitir. Ele menciona poeira, terra e fumaça, o terror e a agonia da morte. Mesmo os esboços transmitem vividamente a confusão e o medo da batalha. Leonardo desenhou muitas das suas formas contorcidas preferidas e figuras sobrepostas para planejar a composição. Trabalhou nas formas individuais dos guerreiros. Durante muitos anos, ele sustentou que cabeça e tórax não deveriam estar voltados para a mesma direção, e os soldados em ação eram uma ótima oportunidade de transmitir a tensão dramática desta maneira.
Ele também desenhou esboços de grupos - cavalos e guerreiros, os vivos e os mortos, e os vitoriosos e os derrotados.
Cópia da Batalha de Anghiari feita em 1603 por Peter Paul Rubens |
Leonardo da Vinci, 1505 |
afresco |
× cm |
Palazzo Vecchio, Florença |
A Batalha de Anghiari era um afresco de Leonardo da Vinci, executado por volta de 1505, no Palazzo Vecchio, Florença. O afresco foi destruído em meados no século XVI.
0 comentários
Postar um comentário