27 de nov. de 2011

Dica de Viagem: Ilha de Itaparica

A ilha foi descoberta pelos europeus em 1º de novembro de 1501 por Américo Vespúcio, juntamente com a Baía de Todos os Santos. Porém a ilha já era ocupada por índios tupinambás.
A ocupação europeia deu-se a partir de um pequeno núcleo de povoamento fundado por jesuítas na contra-costa em 1560, onde hoje se localiza a vila de Baiacu – então denominada Vila do Senhor da Vera Cruz. Nesse período, foi nela iniciada a plantação de cana-de-açúcar, assim como a cultura do trigo, tendo recebido os primeiros exemplares de gado bovino da região. Foi ainda em Baiacu que aqueles religiosos fizeram erguer a primeira obra de engenharia hidráulica da colônia: uma barragem para o suprimento de água potável e para os serviços da povoação.
A riqueza gerada nesse curto espaço de tempo levou a que Corsários ingleses atacassem a ilha já em 1597. Entre os anos de 1600 e 1647, foi invadida pelos holandeses. Durante a última destas invasões, os holandeses chegaram a construir um forte na cidade de Itaparica denominado Forte de São Lourenço.
Itaparica foi palco de importante batalha durante as lutas de Independência da Bahia, entre 1821 e 1823.
Foi em Itaparica que se assentou a primeira máquina a vapor em terras brasileiras, no engenho de Ingá-Açu.
A ilha foi emancipada de Salvador em 8 de Agosto de 1833 e elevada a cidade em 30 de julho de 1962. Posteriormente, o município foi desmembrado em dois: o de Itaparica e o de Vera Cruz.

A mais famosa Ilha da Baía de Todos os Santos, Itaparica é dividida em dois municípios: Vera Cruz e Itaparica. Do tupi "cerca de pedras", não à toa a Ilha, que é cercada por uma barreira de recifes, foi assim batizada. Com uma vasta vegetação tropical e um rico patrimônio cultural e natural, a paisagem encanta pela beleza e riqueza histórica.

As praias, que circundam os 240km² de seu entorno, oferecem opções de mergulhos, caminhadas, cavalgadas, passeios de bicicleta, aventuras em caiaques e grandes piscinas naturais de águas calmas, ideais para relaxar, curtindo o sol e a brisa dos ventos. Se você procura aventura com boa dose de sossego, a Ilha de Itaparica é a pedida ideal.


Ilha de Itaparica

 Praias - Ilha de Itaparica

Praias - Ilha de Itaparica
Ponta de Areia:
Esta bela praia de águas mansas tornou-se, nos últimos anos, um dos principais destinos turísticos da Baía de Todos os Santos. Pela proximidade com Salvador, vários saveiros e scunas lotados de turistas costumam desembarcar lá no verão, buscando o seu clima pitoresco, apimentado pela culinária regional servida nas muitas barracas da praia.

Manguinhos:
Pequena enseada de águas límpidas e quentes, que oferece boas condições para a prática de mergulho e de outros esportes náuticos. Um vilarejo modesto, composto, em sua maioria, por casas de veraneio, oferece uma infra-estrutura ainda mínima.

Porto do Santo:
Apresenta um mar de águas calmas e propícias para prática de qualquer tipo de esporte náutico, durante todos os períodos das marés. As areias semidesertas, repletas de búzios, também possuem formações rochosas em todo o trecho. Na parte sul, próxima ao local de atracação dos ferry-boats, predomina a vegetação característica de mangue.

Gameleira:
Oferece um mar de águas mornas e calmas, propícias para banhos e qualquer tipo de esporte náutico, em todos os períodos das marés. Suas extensas areias encontram-se à frente do vilarejo de mesmo nome, e apresentam inúmeras barracas que servem petiscos. Com razoável infra-estrutura, Gameleira, em sua parte norte, ainda possui, num píer de pedras, um bom ponto para a pesca de linha.

 Como chegar - Ilha de Itaparica

Está a 284km de Salvador.

Via Aérea:
O Aeroclube da Bahia, em Itaparica, tem capacidade para receber aviões de porte médio, tipo Fokker-50, Bandeirantes e Brasília.

Via Marítima:
A Ilha de Itaparica fica a 45 minutos de Salvador - 12 milhas naúticas - com os acessos facilitados por sua integração ao sistema ferry-boat (71) 3254-1020 e catamarã, que liga o Terminal de São Joaquim, em Salvador, ao de Bom Despacho, na Ilha.

Se preferir, a travessia pode ser feita em lanchas, que partem do Centro Náutico da Bahia para Mar Grande.

Em Bom Despacho, existe Kombi lotação e ônibus, que interligam as diversas localidades da Ilha. 
  

Dr° Rick Jjúnior

0 comentários

Postar um comentário