25 de out. de 2011

Petróleo No Brasil e No Mundo

World-Oil_31948aA partir do século XX o mundo todo passou a se movimentar através da energia e do dinheiro gerado pelo petróleo.
Mas e antes do petróleo?
Bom, a primeira fonte de energia utilizada pelos hominídeos foi, provavelmente, a madeira. Muito tempo depois os povos também passaram a usar a energia eólica, mas não como a conhecemos hoje, movimentando turbinas, mas mais direcionada à navegação.
Por volta de 1789, a Primeira Revolução Industrial iniciou a utilização do carvão mineral como fonte de energia, que pela sua queima movimentava as máquinas a vapor. Além do carvão mineral muitos países usavam o óleo de baleia na iluminação de ruas e casas.
A Segunda Revolução Industrial, entre 1870 e 1940, inovou as industrias passando a usar o petróleo como fonte de energia em usinas termoelétricas, gerando energia elétrica para o funcionamento das máquinas. Após a Terceira Revolução Industrial, a famigerada Revolução Técnico-Científica, que se desenrolou no pós-Segunda Guerra Mundial, outras fontes de energia foram desenvolvidas, entre elas a energia solar, nucleas, das ondas do mar, eólica e o biocombustível.
Apesar de haver muitas fontes de energia hoje em dia, o petróleo é o mais utilizado, decorrência de sua relativa disponibilidade, seu preço relativamente baixo e a facilidade de transporte, além de ser uma fonte muito versátil por poder extrair dele diversos tipos de combustível e matérias-primas para a indústria, por isso me deterei à discorrer sobre esse combustível neste post.
Formação do petróleo:
O petróleo é um composto complexo de hidrocarbonetos, formado através da decomposição de matéria orgânica, geralmente em bacias sedimentares datadas da Era Mesozóica.
formpet2
Distribuição de petróleo no mundo:

(Golfo Pérsico, Mar Cáspio, Norte da África, Goldo da Guiné, Sul dos EUA, Norte da Cordilheira dos Andes, Mar do Norte, Rússia, Indonésia e Brasil)
Então, neste cenário movimentado pelo petróleo, é que entram as grandes disputas pela exploração e comercialização deste mineral.
Apesar de as maiores reservas petrolíferas locarizarem-se no Oriente Médio, quem dominou a extração, distribuição e transporte do combustível até 1960 foram as “Sete Irmãs” – Standart Oil of New Jersey (ExxonMobil), Royal Dutch Shell, British Petroleum, Texaco (Chevron), Standart Oil of California e a Gulf Oil (hoje fragmentada).
Em 1960 foi criada a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) como forma de fortalecimento dos países exportadores frente aos compradores ocidentais. Hoje os membros dessa organização são: Angola, Argélia, Líbia e Nigéria (África), Venezuela e Equador (América do Sul), Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait, Qatar (Oriente Médio). (ex-membros: Gabão e Indonésia)
Em 1967, a Guerra dos Seis Dias (entre árabes e judeus, já tratada anteriormente aqui) levou os países árabes a formarem uma Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo, para concentrar ainda mais a exploração e pressionar o Ocidente, que apoiava Israel.
Os constantes conflitos israelo-árabes continuaram e em 1973, na Guerra do Yom Kippur, aconteceu o Primeiro Choque do petróleo.
Os países árabes aumentaram o preço do barril de 2 par 12 dólares, na tentativa de prejudicar os países ocidentais, principalmente EUA, que apoiavam Israel. Essa crise mais adiante deu início ao começo do neoliberalismo.
Energy2
O aumento vertiginoso do preço no começo da década de 80 no gráfico aconteceu por conta da Guerra Irã x Iraque.
[Em 1979, Saddan Hussein assumiu o poder no Iraque (sunita) e invadiu o Irã (xiita) com o apoio dos EUA. Não houve vencedor e a guerra acabou em 1988.]
Em 1990 o preço subiu novamente devido à Guerra do Kuwait.
Em alguns países, entre eles o Brasil, a instabilidade do preço do petróleo e suas consequentes altas, estimularam o desenvolvimento de outras fontes de energia, como o álcool e o biodiesel.
Um dos programas desenvolvidos para a substituição em massa do petróleo foi o Pró-álcool, criado em 1975.

0 comentários

Postar um comentário