13 de out. de 2011

De Que é Feito o Gás Lacrimogênio?

Gás lacrimogêneo (do latim lacrima = lágrima) é um nome genérico dado a vários tipos de substâncias irritantes da pele, tais como o brometo de benzilo, ou o gás CS (o-clorobenzilideno malononitrilo) olhos (pode causar cegueira temporária) e vias respiratórias. O uso crescente do gás lacrimogêneo, pela polícia e exército, como arma de "controle de multidões" deveu-se ao fato de, supostamente, ser capaz de dispersar multidões sem causar efeitos letais (mortes). Os primeiros estudos clínicos mostravam que o gás causava irritação e mal-estar e em concentração controlada era incapaz de deixar seqüelas ou causar óbitos.

Por isso era chamado de arma "não letal". Porém, em crianças de colo o efeito pode ser consideravelmente perigoso.

Gases lacrimogênios populares são os irritantes oculares CS, CN e CR, e o irritante respiratório aerosol de pimenta.Estes produtos químicos se utilizam para dispersar um distúrbio e são amplamente utilizados por forças policiais de todo o mundo, tanto em invasões de instalações, quanto distúrbios (controle de tumultuos), já que podem produzir rapidamente irritação ou incapacitação sensorial, que desaparecem após cesar a exposição. Também podem ser utilizados em guerra química, ainda que seu uso em guerra é uma violação da Convenção Sobre Armas Químicas.

Os efeitos da exposição ao gás lacrimogêneo são reações involuntárias de lacrimação com uma forte sensação de queimação nas terminações nervosas da pele . Coceiras, inflamações, dor de cabeça, leve vertigem, sensação de insuficiência respiratória são os efeitos mais comuns.

Atualmente, os gases lacrimogêneos, bem como os sprays de pimenta são legalizados em alguns países, sendo valido como arma apenas para auto-defesa, porém tais "armas" - disponíveis em portáteis como latinhas de spray - necessitam de licença e treinamento para seu porte e uso (restrito).

DR° Sérgio Eduardo

0 comentários

Postar um comentário