25 de out. de 2011

Cristo Redentor


A estátua do Cristo Redentor começou a ser planejada em 1921, quando foi organizada a "Semana do Monumento" — uma campanha para recolher contribuições dos católicos. No entanto, as doações só começaram 10 anos depois quando o Arcebispo Dom Sebastião Leme passou a coordená-la. Os primeiros esboços do Cristo foram feitos pelo pintor Carlos Oswaldo, que o imaginou carregando uma cruz, com um globo terrestre nas mãos, sobre um pedestal que simbolizaria o mundo. Mas foi a população carioca que optou pela forma da imagem do Redentor de braços abertos, como ela é hoje conhecida no mundo inteiro.
O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro Heitor da Silva Costa e levou quase cinco anos para ser concluído.
Foram estudados vários materiais para o revestimento da estátua, mas por fim foi escolhida a pedra-sabão, utilizada por Aleijadinho para esculpir os Profetas em Congonhas do Campo, Minas Gerais. Embora seja um material fraco, que pode ser riscado até com uma unha, é extremamente resistente ao tempo e não deforma nem racha com as variações de temperatura.

Construir o monumento não foi fácil. Como a execução da obra era impossível no Brasil, os desenhos foram levados para a França, aos cuidados do escultor polonês Paul Landowski. De volta ao país, as peças foram transportadas nos trens da Estrada de Ferro do Corcovado e montadas no alto do morro.
O Cristo Redentor, uma homenagem à religiosidade, tornou-se um símbolo do Rio de Janeiro e do encanto mundial, que recebe a todos de braços abertos.
E antes mesmo de chegar ao Cristo, os visitantes já podem conhecer um pouco da história do cartão-postal. A Estação do Cosme Velho, totalmente revitalizada, transformou-se em um ambiente de lazer e entretenimento moderno e confortável. Uma nova área de embarque foi construída, além de lojas de apoio turístico, sala VIP e auditório. O grande destaque é o Espaço Cultural, onde se perpetua toda a rica história da Estrada de Ferro e do Monumento ao Cristo.


Cristo Redentor 80 anos

28 de outubro — Lançamento da Exposição "Cristo Redentor Para Todos". A Exposição “Cristo Redentor Para Todos” levará réplicas do monumento para todas as capitais brasileiras e para importantes cidades do mundo, como Buenos Aires, Bogotá, Montevidéu, Assunção, Nova York, Cidade do México, Roma, Lisboa, Berlim, Paris, Madri, Varsóvia, Luanda, Manila, Nova Deli, Tóquio e Jerusalém.
Estas réplicas do Cristo Redentor serão doadas a cada uma destas cidades e lá permanecerão como um símbolo de paz. A eleita sétima maravilha do mundo moderno não é só do Brasil, mas sim de todos os povos, e abençoará essas cidades assim como faz na “Cidade Maravilhosa”.
Cada réplica terá quatro metros de altura por três de largura — a original tem um pouco mais de 38 metros — e uma contará com uma iluminação especial. Todas as réplicas serão confeccionadas pelos artesãos da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis.
A primeira cidade a receber a exposição "Cristo Redentor Para Todos" será Madri, na Espanha, no próximo mês de agosto, quando o Papa Bento XVI estará na cidade para o Encontro Mundial da Juventude e anunciará a cidade que irá receber o encontro em 2013.

Cristo Redentor é uma das 'Novas 7 Maravilhas do Mundo'

RIO — Após uma intensa campanha, o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, foi anunciado como uma das "Novas 7 Maravilhas do Mundo", durante a cerimônia que aconteceu na noite de (7/7/2007), no Estádio da Luz, sede do clube Benfica, em Lisboa, Portugal. A eleição, considerada a maior já realizada pela internet e por mensagens de telefones celulares, contou com mais de 100 milhões de votos do mundo todo. O monumento brasileiro ficou na terceira posição, atrás apenas da Grande Muralha da China e das ruínas de Petra, na Jordânia.

As outras maravilhas

A primeira maravilha a ser anunciada foi a Muralha da China, seguida pela cidade de Petra, na Jordânia, toda construída em pedra.
Em seguida, veio o Cristo Redentor. Logo depois, foram anunciados como maravilhas Machu Picchu, no Peru, o templo de Chichén Itzá, no México, o Coliseu, de Roma, e o Taj Mahal, na Índia.
Vários monumentos dos 21 pré-selecionados para obter o título que, semanas atrás, estavam entre os favoritos não chegaram aos primeiros lugares, como as estátuas da ilha de Páscoa, no Chile, a Acrópole de Atenas, na Grécia, e a Alhambra de Granada, na Espanha.
Entre os finalistas, também ficaram de fora a torre Eiffel, em Paris; a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos; a Igreja de Santa Sofia, na Turquia; a Ópera de Sydney, na Austrália; o templo Kiyomizu, no Japão; o Kremlin, na Rússia; o Angkor, no Camboja; o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha; Stonehenge, no Reino Unido e o Timbuktu, em Mali.
Ao fim da cerimônia, a organização do concurso anunciou a criação de uma nova votação, desta vez para escolher as 7 maravilhas da natureza. Será que o Pão de Açúcar vai entrar na lista?

Antiguidade

As sete maravilhas da Antiguidade, uma lista elaborada por Filon de Bizâncio em 200 antes de Cristo, incluíam os Jardins Suspensos da Babilônia, a Estátua de Zeus, o Templo de Ártemis, o Mausoléu de Helicarnassus, o Colosso de Rodes, o Farol de Alexandria, além das Pirâmides de Gizé.

As medidas da estátua do Cristo Redentor
  • Localização – Cume do Morro do Corcovado, 710m acima do nível do mar



  • Visibilidade – 360º



  • Altura total do monumento – 38m



  • Altura da estátua – 30m



  • Altura do pedestal – 8m



  • Altura da cabeça – 3,75m



  • Comprimento da mão – 3,20m



  • Distância entre os extremos dos dedos – 28m



  • Peso da estátua – 1,145 toneladas



  • Peso da cabeça – 30 toneladas



  • Peso de cada mão – 8 toneladas



  • Peso de cada braço – 57 toneladas



  • Distância entre os extremos dos dedos – 30 m

    Dra° Shelsia islany



  • 0 comentários

    Postar um comentário