17 de set. de 2011

Teoria Celular

O entusiasmo pela Teoria Celular também levou os biólogos à investigação sobre a origem das células vivas.


Alguns acreditavam que as células se formavam espontaneamente, a partir da aglomeração de determinados tipos de substâncias, enquanto outros se opunham a essa ideia, afirmando que uma célula somente podia originar-se de outra célula pré-existente.


A teoria celular... foi "o alicerce" para todo o desenvolvimento do estudo biologico... graças a tal teoria foi possivél chegarmos a conclusão + facilmente a prova muitos experimentos e teses, desfazendo o até então "empirismo"... e pondo em pratica o "metodo cientifico". 
  
  A teoria celular é um dos conhecimentos fundamentais da biologia. A teoria indica que todos os seres vivos são compostos por células. Seus idealizadores foram Matthias Jakob Schleiden e Theodor Schwann.
     Na sua concepção moderna, a teoria celular afirma que:
  • a célula é a menor unidade de vida;
  • todos os seres vivos são formados por células;
  • podendo ser unicelulares ou pluricelulares;
  • as reações vitais dos organismos ocorrem no interior das células;
  • as células sempre se originam de outras células;
  • as células são portadoras de material genético DNA
  



OBS: Os vírus, organismos primitivos, são considerados seres vivos, mas não apresentam estrutura celular.

Quem descobriu as células ?

     As células foram descobertas em 1663 pelo inglês Robert Hooke. Ao examinar em um microscópio rudimentar, uma lâmina de cortiça, Hooke verificou que ela era constituída por cavidades poliédricas, às quais chamou de células (do latim cella, pequena cavidade). Na realidade Hooke observou blocos heradecimais que eram as paredes de células vegetais mortas. A teoria celular foi formulada em 1839 por Schleiden e Schwann que concluiram que todo ser vivo é formado por células.

 
Células vista ao Microscópio

     A Teoria Celular foi uma das mais importates generalizações da história da Biologia. Ficou claro que, apesar das diferenças quanto à forma e função, todos os seres vivos têm em comum o fato de serem formados por células. Portanto, para a plena compreensão do fenômeno da vida, é preciso conhecer as células.

 Eis abaixo algumas das definições da "Teoria Celular":
► Todo ser vivo seja formado por células;
► A vida depende da Autonomia e da integridade da célula;

►A célula é responsável por todo o metabolismo do organismo;
► Toda célula se origina de uma outra célula pré-existente.

    Ou seja explicou o que era até então inexplicavél e deu condições para criação de outras teorias. A Principal importancia é que a celula se densenvolva no Material genético, o DNA e o RNA.

 

A teoria celular atualmente:

     Nem todos os seres vivos possuem organização celular: os vírus não possuem tal organização, ou seja, são acelulares. Por isso, alguns cientistas não os consideram seres vivos. Entretanto, todos concordam que os vírus são estruturas biológicas, pois precisam necessariamente invadir células vivas para se reproduzir. Eles são parasitas intracelulares obrigatórias e, se não encontrarem células vivas dentro das quais possam produzir novos vírus, permanecem inertes, sem realizar nenhuma atividade viral, pois são formados por uma cápsula de proteína e cromossomos. As outras células podem ser unicelulares procariontes ou unicelulares eucariontes ou até mesmo pluricelulares eucariontes, com várias células com núcleo membranoso, pois um ser pluricelular raramente possui células procariontes.
     Toda célula, como diz a biogênese, se origina de outra pré-existente.
     A célula é a menor porção de matéria viva capaz de realizar as diversas funções que mantêm vivo um organismo, do contrário dos vírus, que são parasitas, menores que uma célula, e só possuem vida quando parasitam uma bactéria ou célula.

 
Estutura Mofofisiologica

Referências:

Amabis, José Mariano e MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia das células: origem da vida, citologia, histologia, embriologia, 1ª edição, Editora Moderna, 1194, págs 9846-9947.

Base Teorica:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_celular

Artigo Revisado Dia 17/09/2011 por: DR° Sérgio Eduardo


0 comentários

Postar um comentário