Logo abaixo do nosso couro cabeludo existem em torno de 100 mil folículos. O fio de cabelo nasce em cada um dos folículos e passam por um ciclo de três fases:
FASE ANÁGENA: Fase de crescimento ativo do cabelo. Dura de três a seis anos.
FASE CATÁGENA: É uma fase de regressão, ou seja, o cabelo começa a “morrer”. Dura três semanas.
FASE TELÓGENA: Dura cerca de três meses. O cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno que o substitui.
Em uma pessoa saudável, cada fio de cabelo cresce cerca de 1,25 cm por mês durante dois a seis anos, e então entra na fase catágena e telógena e cai. Geralmente os fios que vimos na escova e no piso do banheiro é normal, pois as pessoas perdem de 50 a 100 fios de cabelo todo dia como parte do ciclo telógeno normal.
Preste atenção se os cabelos caem mais fios do que nascem, se o novo cabelo é mais fino do que o cabelo que caiu ou se o cabelo cai em tufos, pois essas são as principais caracteríticas de alguém que está ficando careca!
Entretanto, a mulheres não devem se preocupar. A calvície é causada, quando o hormônio masculino testosterona age no folículo capilar reduzindo a produção de cabelo e produzindo fios mais finos e mais fracos até pararem de nascer. Na menopausa, a quantidade de estrógeno (hormônio feminino) dimunui e aí sim, as mulheres podem perder o cabelo, mas é raro atingirem uma calvice como dos homens.
Um fio de cabelo é ativo de três a seis anos, depois disso, começa o processo de queda para o nascimento de um fio “novinho em folha”!
Dr° Sérgio Eduardo Médico Ortopedista e Traumatologista
0 comentários
Postar um comentário