19 de mar. de 2012

Fezes e Urina tem DNA?


O DNA pode ser extraído das fezes e urina da pessoa sim, ou seja, é possível descobrir quem defecou ou urinou em um determinado local. Acreditar nisso parece estranho, pois sabemos que o DNA está ali guardadinho no interior de todas as nossas células.

Temos DNA nos neurônios, nas células ósseas, nos espermatozóides e óvulos, nas células da pele, enfim… Nosso DNA está em cada célula que temos no corpo e olha que são muitas, muitas mesmo!

 Mas aí, podemos argumentar: as fezes não são resíduos de alimentos? E a urina, não são fruto da “limpeza” das impurezas do nosso corpo? Esse material não tem célula, é apenas excretas, certo? Não, tá ERRADO!

Boa questão! Na verdade fezes e urina em si, não possuem DNA, claro, afinal estes produtos metabólicos de forma alguma são feitos de células… Mas o nosso corpo passa por uma constante renovação celular, nossa pele por exemplo renova as células aproxidamente a cada 30 dias. Toda nossa mucosa intestinal e das vias urinárias também sofrem esta renovação. O segredo está aí. Fezes e urina não tem DNA, no entanto, durante o seu trajeto pelo trato digestivo e urinário ocorrem escamações das células epiteliais da mucosa intestinal e urinária e assim, quando as fezes e urina percorreram o caminho natural para serem espelidos, carregaram junto milhares de células que estavam sendo renovadas. Estas células, apesar de estarem sendo dispensadas pelo organismo, ainda possuem o DNA protegido dentro do núcleo e por causa disso, é muito fácil ser extraído e usado para identificação do dono daquela excreta.

Quando fazemos exames de urina, reparem bem em um item chamado: células epiteliais… Normalmente é feita uma contagem daquelas células para avaliar se está havendo uma descamação exagerada, daí percebe-se que apenas uma dessas células é o bastante para extrair o material genético. Junto com fezes e urina, temos ainda saliva, esperma, catarro e outros que podem estar repletos de DNA.

Dr° Sérgio Eduardo Médico Ortopedista e Traumatologista

0 comentários

Postar um comentário