A adolescente é mais suscetível a infecções ou outras alterações na região íntima do que a mulher adulta?
Mentira. A predisposição tem a ver com a forma como a higiene é realizada. Isso significa que se a menina fizer uma limpeza adequada na região íntima, o risco de ela ter uma infecção será o mesmo de uma mulher em qualquer idade.
Usar sabonete perfumado na região genital pode causar irritação?
Verdade. Isso acontece devido ao pH do sabonete comum, que é mais alcalino do que o formulado especialmente para a região íntima. Na prática, o produto pode desestabilizar a flora genital e aumentar a chance de infecções, principalmente em quem tem diabetes, doenças imunológicas ou usa medicações que baixam a imunidade.
O sabonete líquido de higiene íntima também pode ser aplicado na área anal?
Pode sim. Porém, é na região vaginal que o efeito exercido pelo produto é melhor. Isso porque ele contém ácido lático, que a deixa mais ácida e estabiliza a flora genital.
O ideal é dormir sem calcinha?
Está certo. Quanto menor o calor e a umidade na região genital, menores são os riscos de surgirem infecções por fungos, por exemplo. Durante o dia, dê preferência às calcinhas com fundo de algodão e evite usar calça jeans muito justa, para não aquecer demais a região.
O absorvente de uso diário não deve ser usado todo dia?
Isso mesmo, para diminuir o calor e a umidade local e, com isso, os riscos de infecção. Para quem já se habituou a usar o produto diariamente, evite os que têm fragrância, troque com frequência e dispense à noite.
Durante a menstruação, a garota deve tomar cuidados especiais com a higiene genital?
O mais importante é trocar o absorvente com intervalo regular e curto e lavar bem a região com sabonete líquido de higiene íntima.
Dr° Sérgio Eduardo Médico Ortopedista e Traumatologista
0 comentários
Postar um comentário