![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFAQI5NVQkfXuHIxAmroHSmTfxAyGRBIoRgfiKKQCyiMrQITnT-R_49KOon6b14MrbN43-iWX0NHPYCH9phwzIMUgKhJKzeEWj5_qWS-EpZvovVZCUO2babPDuL_tTUR8Y-ZjvNtYsDPko/s320/camaleao02.jpg)
Muitas pessoas acham que o camaleão é incolor, mas muito pelo contrario, ele possui uma coloração normal, neutra. O camaleão vem do reino Animália, Filo Chordata, Classe Reptilia, Subclasse Sáuria e família Chamaeleonidae. Boa parte dessa espécie é originaria da tão famosa ilha de Madagascar que fica muito próximo a costa de Moçambique.
Esse animal vive nas florestas é não gosta de ter companhias. Eles são extremamente solitários, ele não permite que nenhum outro animal se aproxime dele, eles só andam acompanhados quando estão na época de acasalamento, que é a época que o macho desse das arvores a procura da fêmea. Os camaleões são lentos, mas mesmo assim a língua deles consegue alcançar quase um metro de distancia e com uma velocidade surpreendente. Os camaleões se alimentam basicamente de insetos, frutos e folhas verdes.
O segredo do camaleão:
O mistério de como o camaleão consegue capturar animais maiores apenas com a língua parece ter sido resolvido. Muitos répteis pegam a presa com a língua usando uma superfície áspera ou um muco viscoso expelido pelo órgão que prende o alvo. Entretanto, essa técnica funciona muito bem com pequenas presas, mas não explica como os camaleões conseguem agarrar animais maiores, como um pássaro ou até mesmo um lagarto. Cientistas da Universidade da Antuérpia, na Bélgica, usaram câmeras de alta velocidade para ver como o camaleão faz este truque estupendo. A gravação mostrou que a língua muda de formato pouco antes de entrar em contato com a presa. "Um par de milissegundos antes da língua atingir o alvo, seu final adquire o formato de uma luva de beisebol", afirmou o pesquisador Anthony Herrel. Depois que a língua se gruda à presa, dois músculos em lados opostos se contraem rapidamente. Isso faz com que fique presa bem firme.
Fonte: AFP
0 comentários
Postar um comentário