28 de ago. de 2011

Carboidratos

     Também conhecidos como hidratos de carbono, glicídios, glícidos, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídeos , ou açúcares, são as Biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre na sua composição.
     Dentre as diversas funções atribuídas aos carboidratos, a principal é a energética. Também atuam como elementos estruturais e de proteção na parede celular das bactérias, fungos e vegetais, bem como em tecidos conjuntivos e envoltório celular de animais. Agem como lubrificantes das articulações esqueléticas e fornecem coesão entre as células. Podem funcionar como sinalizadores celulares. Alguns carboidratos, como a ribose e a desoxirribose, fazem parte da estrutura de nucleotídeos e dos ácidos nucleicos.

Estrutura dos Carboidratos

     Os carboidratos são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio, que geralmente seguem a fórmula empírica [C(H2O)]n, sendo n ≥ 3. A relação entre os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio é de 1:2:1. Contudo, alguns carboidratos não se ajustam a esta regra geral, como a manose e a frutose, por exemplo, cuja fórmula molecular é C6H12O5.
    Podem ser poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, isto é, possuem um grupo que pode ser aldeído ou cetona, respectivamente, e várias hidroxilas, geralmente uma em cada átomo de carbono que não faz parte do aldeído ou grupo funcional cetona. Além de carbono, hidrogênio e oxigênio, alguns carboidratos apresentam nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição. Com carboidratos em excesso podemos engordar.

Classificação Dos Carboidratos

 Os de constituição mais simples, denominados Monossacarídeos, possuem como fórmula geral (CH2O)n, sendo o “n” o número de átomos de carbono. São, geralmente, de sabor adocicado e podem ser trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptose, quando constituídas de três, quatro, cinco, seis ou sete átomos de carbono. A glicose, monossacarídeo extremamente importante para a nossa vida como fonte de energia, é uma hexose de fórmula C6H12O6. A frutose e a galactose são, também, hexoses.

Dissacarídeos são moléculas solúveis em água, resultantes da união de dois monossacarídeos, por uma ligação denominada glicosídica. Quando ocorre esse evento, há a liberação de uma molécula de água (desidratação). Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose) são três exemplos bastante conhecidos.

Polissacarídeos são formados pela união de diversos monossacarídeos, sendo a celulose, amido e glicogênio os mais conhecidos e os de maior importância biológica. São formados por cadeias longas e podem apresentar moléculas de nitrogênio ou enxofre. Não são solúveis em água.

 

Derivados de carboidratos

Amidalina - Ácido glicônico - Ácido glicurônico - 
Ácido sacárico - Sorbitol - Trinitrato de celulose - Piroxilina - Acetato de celulose

Funções dos Carboidratos

  • Energética: constituem a primeira e principal substância a ser convertida em energia calorífica nas células, sob a forma de ATP
    Nas plantas, o carboidrato é armazenado como amido nos amiloplastos;
    Nos animais, é armazenado no fígado e nos músculos como glicogênio.

É o principal Combustível utilizado pelas células
no processo respiratório a partir do qual se obtém
Energia para ser gasta no trabalho celular.
  • Estrutural: determinados carboidratos proporcionam rigidez, consistência e elasticidade a algumas células. A pectina, a hemicelulose e a celulose compõem a parede celular dos vegetais. 
  1.     A quitina forma o exoesqueleto dos artrópodes. 
  2.    Os ácidos nucléicos apresentam carboidratos, como a ribose e a desoxirribose, em sua estrutura.     
  3.    Entram na constituição de determinadas estruturas celulares funcionando como reforço ou como elemento de revestimento.
FUNÇÃO :
    De forma geral,os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo,pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas(movimentos)

0 comentários

Postar um comentário